Em algum momento, você provavelmente já ouviu falar da Petrobras. Reconhecida como uma das maiores empresas do país, a Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, com atuação integrada e especializada na indústria de energia, petróleo e gás natural.
Graças a décadas de desenvolvimento e exploração das bacias brasileiras, especialmente em águas profundas, a Petrobras desenvolveu uma expertise única na exploração e produção desses recursos. Como resultado, a empresa consolidou-se como uma verdadeira líder no cenário mundial nesse segmento.
Contudo, na Petrobrás (PETR4), os negócios vão bem além da simples retirada de gás e petróleo. Isso implica diretamente num longo processo pelo qual acontece o transporte de gás e petróleo para as refinarias e unidades de tratamento de gás natural, que precisa estar o tempo todo se movimentando e investindo em tecnologias que envolvam, também, o baixo custo do processo.
Estrutura acionária da Petrobrás
Apesar do que muitos dizem, a Petrobrás é uma empresa de sociedade mista que está sob o controle da União, ou seja, do Governo Federal brasileiro.
A empresa é controlada pela União, que detinha, em 29 de fevereiro de 2024, diretamente, 50,26% das ações ordinárias e 28,67% do capital social total. A União possuía, ainda, participação indireta de 18,48% das ações preferenciais e 7,94% do capital social total, através dos seguintes acionistas: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e BNDES Participações S.A. (BNDESPAR).
Por ser uma sociedade de economia mista, os brasileiros podem investir na empresa. Estes têm a possibilidade de negociar ações da Petrobras na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em que as ações ordinárias são identificadas pelo código PETR3 e as ações preferenciais pelo código PETR4. Essa negociação pode ser feita diretamente ou via fundos de investimento. A participação acionária de pessoas físicas também inclui ações compradas com a transferência de recursos do FGTS para um dos Fundos Mútuos de Privatização (FMP).
Se você não for brasileiro, ou até é, mas não mora no Brasil, a possibilidade de investir na empresa também existe, basta que você compre suas ações na Bolsa de Nova York ou até na de Buenos Aires, que os direitos permanecerão iguais aos acionistas nacionais. Isso quer dizer que todos os investidores que não são brasileiros, sendo eles pessoas jurídicas ou físicas, terão direito a ações preferenciais ou ordinárias.
E quais são as atividades existentes?
Existem algumas atividades realizadas pela operadora. São elas:
Exploração e Produção (E&P)
Compreende as atividades de prospecção, ampliação e extração de petróleo bruto, líquidos de gás natural (LGN) e gás natural no Brasil e no exterior, com o objetivo principal de suprir as refinarias do país.
O setor de E&P também opera com outras companhias através de colaborações, incluindo participações em empresas estrangeiras desse setor.
Refino, transporte e comercialização (“Refino” ou RT&C)
Inclui as atividades de refinamento, logística, transporte, comercialização e negociação de petróleo bruto e seus derivados no Brasil e no exterior.
Também abrange exportações de etanol, operações petroquímicas, como a extração e o processamento de xisto, operações com fertilizantes e nossa participação em empresas petroquímicas no Brasil.
Gás & Energias de baixo carbono (ou G&EBC)
Inclui as atividades de transporte e venda de energia elétrica e gás natural, bem como a produção de energia por meio de usinas termelétricas.
Também envolve o processamento de gás natural, além dos negócios de energias renováveis e nossa participação em companhias de Gás & Energias de baixo carbono.
O mais interessante nesse cenário é que qualquer brasileiro pode se interessar e começar a investir com uma cota mínima. Como é uma empresa reconhecida e idônea no mercado, é uma boa forma de você diversificar sua renda, além de obter valores extras na sua composição financeira mensal.