0

Empréstimo e crédito são a mesma coisa? Entenda

Os termos “empréstimo” e “crédito” popularmente são utilizados da mesma forma, mas são operações diferentes do ponto de vista técnico. Mas como funciona o empréstimo pessoal e o crédito? Quais são as diferenças existentes entre as duas modalidades de crédito?

As principais diferenças entre crédito e empréstimo estão no objetivo de cada modalidade, no prazo de pagamento e também no valor. Por exemplo, o cartão que os bancos dão aos clientes é uma forma de crédito, ao passo que o financiamento de um imóvel é uma operação de empréstimo.

Para entender melhor como essa diferença funciona, o texto a seguir explica melhor cada fator que diferencia crédito de empréstimo.

Objetivo do dinheiro

A modalidade de crédito geralmente serve para a compra de bens de menor valor, como um computador, um smartphone ou até para a feira do mês. Nesse sentido, o cartão de crédito é o meio mais comum de crédito no Brasil, com um limite preestabelecido.

Em suma, o crédito destina-se ao consumo de bens de menor valor e de aquisição rápida. Já o empréstimo é uma modalidade com foco na aquisição de bens de maior valor — por exemplo, a compra de um veículo ou imóvel é uma operação que envolve empréstimo e não crédito.

Valor liberado e flexibilidade

Outra diferença entre crédito e empréstimo é o valor liberado pela instituição bancária para cada operação. No crédito, o valor é menor, geralmente abaixo de R$ 10.000, como no caso do limite do cartão de crédito. Por outro lado, o cliente pode usar o valor como desejar e pode até escolher não usar todo o valor.

Já o empréstimo geralmente envolve um valor maior, normalmente na casa dos milhares de reais, dada a natureza de maior valor dos bens adquiridos. Além disso, o empréstimo não possui uma flexibilidade tão grande, pois o dinheiro liberado só pode ser utilizado para aquele fim. Se você fez um empréstimo para comprar um imóvel, tem que usar todo o valor para comprar seu imóvel.

Prazo de pagamento

A terceira diferença entre crédito e empréstimo é o prazo que a instituição exige para o cliente pagar o valor. No crédito, o prazo de pagamento geralmente é bastante curto, como o cartão de crédito, que tem um prazo de 30 a 40 dias para pagamento.

Outras modalidades de crédito possuem um prazo maior, mas esse prazo não costuma ultrapassar os 60 meses. O cliente também pode renovar o crédito a qualquer momento.

Em contrapartida, o prazo para pagamento de um empréstimo pode levar 10 anos ou mais, dependendo da modalidade. O empréstimo para a compra de imóveis costuma levar até 30 anos para pagamento.

Juros

Taxa de juros é o preço que você paga para ter acesso a um determinado crédito ou empréstimo. Os juros do crédito são maiores, ao passo que os empréstimos têm juros menores.

Isso ocorre porque os bancos não costumam exigir alguma garantia real para o pagamento do crédito, o que aumenta o risco de inadimplência — daí os juros mais baixos.

Já nos empréstimos, o banco tem como garantia o próprio bem adquirido, sobretudo os empréstimos de imóveis ou veículos. Se o cliente não pagar, o banco pode tomar o bem de volta e vendê-lo, recuperando parte do valor. Como existe essa garantia, as taxas de juros são menores, o que faz o empréstimo ser mais barato.

Por fim, os juros do crédito são calculados de acordo com o valor que a pessoa gastou durante o mês, ou seja, eles podem variar bastante de um mês para outro, tomando novamente o exemplo do cartão. Entretanto, os juros dos empréstimos são fixos e não aumentam ao longo do tempo.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top