0

Glossário cripto: o que são tokens de utilidade?

O mercado de criptomoedas passou por uma grande expansão nos últimos anos, que resultou no surgimento de uma série de outros ativos. De fato, hoje existe uma distinção clara entre criptomoedas e outros tipos de tokens, como os tokens de utilidade — tais como o AXS e o Smooth Love Potion (SLP), ambos do jogo Axie Infinity. 

Também chamados de utility tokens, os tokens de utilidade rodam em blockchains e também são exclusivamente digitais. Só que ao contrário de criptomoedas como o Bitcoin (BTC), eles não têm apenas o valor monetário, mas também possuem uma utilidade subjacente e, em muitos casos, específica.

Os exemplos mais conhecidos dos tokens de utilidade são os fan tokens, que ficaram famosos entre os torcedores de times de futebol, mas também existem outros tipos de tokens dessa natureza. Portanto, saiba agora o que são tokens de utilidade e para que eles servem.

Desvendando os tokens

Em primeiro lugar, cabe explicar o que são tokens no geral antes de entender os tokens de utilidade. Um token é o nome que se dá a um ativo digital que representa um bem físico ou um serviço do mundo real. Nesse sentido, os tokens podem representar partes de um imóvel, uma ação, títulos, entre outros.

Tokens são ativos digitais que, na maioria dos casos, não possuem sua blockchain, mas rodam em redes principais. A maioria dos tokens são criados na blockchain do Ethereum (ETH), que é a maior do mundo na criação de ativos digitais. 

Alguns exemplos de tokens são os já citados fan tokens e os tokens não fungíveis, ou NFTs. De maneira geral, existem três tipos de tokens:

  • utility tokens, ou tokens de utilidade;
  • security tokens, ou tokens securitizados;
  • non-fungible tokens, ou tokens não fungíveis (NFT).

Todos esses tokens, bem como outros tokens e as criptomoedas, estão inseridos num grande grupo chamado de “criptoativos”. No entanto, o foco deste texto será os tokens de utilidade.

O que são tokens de utilidade?

Os tokens de utilidade, como o nome já diz, são tokens que oferecem algo ao detentor — um produto ou serviço. Quem adquire esses tokens o faz para conseguir acesso a algum benefício exclusivo, como um item, por exemplo.

Ao contrário das criptomoedas, os tokens de utilidade não têm como objetivo entregar retornos financeiros ou valorização em longo prazo. Eles se assemelham a milhas aéreas, no sentido de ser um tipo de bem digital que oferece benefícios a quem o possui.

Para fins de exemplo, vamos investigar os fan tokens, que são tokens emitidos por clubes de futebol em todo o mundo, inclusive no Brasil. Grandes clubes como Santos, São Paulo e Flamengo já possuem seus tokens, e os torcedores podem comprá-los em várias exchanges.

De certa forma, os fan tokens são muito parecidos com os programas de sócio-torcedor, pois também oferecem benefícios. Por exemplo, os torcedores que possuem fan tokens podem escolher coisas como frases no vestiário do clube, participar de sorteios exclusivos, resgatar brindes e até fazer perguntas aos jogadores.

Além disso, alguns tipos de NFTs também podem se encaixar como tokens de utilidade, dando acesso a eventos exclusivos. É o caso dos NFTs da Yuga Labs, empresa por trás da coleção Bored Ape Yatch Club (BAYC), que organiza eventos, premiações e bônus exclusivos para quem possui seus NFTs. Isso dá aos tokens da empresa um ar de exclusividade, como um cartão de um clube.

Tokens de utilidade são valores mobiliários?

Os tokens de utilidade não estão ligados a nenhum tipo de investimento, empresa ou desempenho financeiro. Seu objetivo exclusivo é permitir que usuários possam adquirir experiências ou produtos exclusivos, e não oferecer rendimentos.

Por isso, os tokens de utilidade não costumam entrar na classificação de valores mobiliários em vários países. Como eles funcionam de forma semelhante a programas de fidelidade, os reguladores financeiros não têm jurisdição sobre esse tipo de token.

Entretanto, alguns tokens de utilidade podem ser negociados em exchanges de forma livre, o que faz seu preço variar de acordo com a oferta e demanda. Muitos fan tokens passam por essa dinâmica, de modo que os reguladores tendem a ficar de olho nesse mercado para evitar que empresas utilizem os tokens de utilidade para burlar a lei de valores mobiliários.

Portanto, os tokens de utilidade existem para oferecer algum tipo de benefício e bônus para seus detentores.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top