0

Pescoço e colo: cuidados além do rosto

A rotina de skincare tem se tornado algo cada vez mais comum no dia a dia das pessoas: lavar o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele, hidratá-lo com um creme ou gel e aplicar o protetor solar.

Isso sem falar de outros produtos para uniformizar a pele e deixá-la mais firme e bonita. O problema é que muitos se esquecem de ter esses mesmos cuidados com a região que fica abaixo do rosto, isto é, pescoço e colo.

O resultado dessa negligência é o aparecimento de manchas, flacidez e, pior ainda, envelhecimento precoce. Para evitar tal situação, existem algumas medidas relativamente simples que você deve acrescentar à sua rotina de cuidados com a pele. 

Importância do skincare extensivo ao pescoço e colo

Em 2021, o Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology (em português, Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia), publicou o artigo científico com o título “Investigação sobre o envelhecimento: repensando a prevenção primária do cancro da pele”.

Nele, há uma imagem de perfil de parte do rosto, pescoço e colo de uma mulher de 92 anos que teria usado hidratantes com proteção UV (ultravioleta) por mais de 40 anos, mas apenas na região do rosto. O resultado é uma pele extremamente manchada e nitidamente mais envelhecida no pescoço e colo.

Além de abordar o maior risco de desenvolvimento de câncer de pele, o artigo mostra o que pode acontecer com quem não cuida devidamente dessa parte do corpo. Mas por que isso acontece? Em primeiro lugar, a pele do pescoço e colo é tão sensível e fina quanto a do rosto, devendo ser cuidada igualmente.

A diferença aqui está na quantidade de glândulas sebáceas, que tende a ser menor nesta região. Ao mesmo tempo, há de se lembrar que essas áreas costumam ficar tão expostas quanto o próprio rosto em relação à radiação solar, ao suor e à poluição, o que representa os mesmos danos dermatológicos.

Skincare não deve se limitar ao rosto

É exatamente por isso que o skincare diário não pode ficar limitado ao rosto, até porque ninguém merece ter essa dicotomia de cores e texturas – em cima uma pele macia e viçosa e embaixo a cútis manchada e envelhecida.

Sendo assim, o primeiro cuidado que se deve ter é fazer a higienização correta duas vezes ao dia (ao acordar e antes de se deitar). Isso significa utilizar o sabonete que você usa no rosto para limpar a região do pescoço e colo. Se achar mais prático, pode fazer isso durante o banho, mas evite fazê-lo com água muito quente.

A hidratação também deve entrar no leque de cuidados básicos e, assim como na higienização do rosto, o produto utilizado será o mesmo. Uma dica na hora de aplicar o creme é fazer movimentos ascendentes (de baixo para cima) com os dedos das mãos, de modo a hidratar toda essa região.

O último cuidado, mas não menos importante, é o uso do protetor solar – mais uma vez, o produto será o mesmo usado no rosto; porém, se ele tiver pigmento e isso não for interessante para você, é possível optar por um protetor facial incolor. A recomendação é usá-lo diariamente, mesmo em dias frios e nublados.

Cuidados extras

Caso você esteja sofrendo com problemas de manchas e flacidez na área do pescoço e colo, é importante procurar uma avaliação com um médico dermatologista. Atualmente, existem alguns tratamentos e produtos específicos para melhorar a textura da pele dessa região, a exemplo da vitamina C e do ácido hialurônico.

Para quem está incomodado com vasinhos e manchas, é recomendado o uso de tratamento à base de laser que, além de melhorar a textura da pele, favorece a produção de colágeno novo (neocolagênese). Em casos de poiquilodermia (manchas castanhas-avermelhadas), recomenda-se luz pulsada e laser.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top