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Guia básico do marketing: como iniciar um projeto de SEO?

No universo do marketing digital, muitas pessoas ainda acreditam que apenas produzir conteúdos com certa frequência é suficiente para alcançar o sucesso. De fato, a produção de conteúdos ainda é um processo de SEO extremamente relevante para um projeto bem feito, mas fatores como tecnologia e pesquisa de mercado ganham cada vez mais importância.

Quem trabalha com SEO há muitos anos sabe que a área exige atualizações constantes, e o que funciona para um cliente, não necessariamente vai impactar da mesma forma um outro do mesmo setor. Um dos principais desafios dos projetos de SEO é mapear de forma assertiva as oportunidades digitais, sempre alinhadas com o objetivo de negócio.

Neste artigo você confere como iniciar um projeto de SEO, quais as principais frentes trabalhadas hoje e as vantagens que esse tipo de estratégia pode trazer a diferentes categorias de negócios na internet.

Entenda o seu objetivo com um projeto de SEO

Profissionais de marketing digital como um todo costumam lidar com clientes que muitas vezes não conseguem definir objetivos claros. Em geral, aumentar a receita ou volume de leads qualificados está entre os principais, mas existem inúmeras formas de traçar estratégias eficientes para isso, inclusive dentro de SEO.

Um site que já faz uso de algumas boas práticas de otimização para mecanismos de busca pode ter mais facilidade em atingir resultados do que um recém-hospedado. Em SEO, é muito comum o uso da palavra ”depende”, pois cada projeto vai exigir um conjunto de ações, mais ou menos complexas, de acordo com variantes como tamanho, desempenho técnico, orçamento, prazo e, é claro, metas tangíveis.

SEO é investimento de médio a longo prazo

Diferentemente de campanhas de mídia paga, em que o resultado pode ser monitorado em tempo real após ajustes, os projetos de SEO demandam mais tempo. Isso porque cada ação pode ser afetada por mudanças nos algoritmos dos buscadores, pela variação na competitividade, pelas sazonalidades e pela qualidade da experiência do usuário. Dinheiro investido em SEO não é dinheiro jogado fora, desde que o planejamento seja feito da forma adequada para o projeto.

Tipos de projetos de SEO

A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. De forma muito resumida, trata-se de todo o trabalho feito para que ferramentas como Google e Bing considerem um site relevante para um determinado assunto, destacando sua presença nas páginas de resultados exibidas para os usuários.

No entanto, essa otimização envolve muitos fatores, que podem ou não ter impacto na estratégia escolhida. Aqui vamos destacar três das principais frentes utilizadas em SEO que geralmente se combinam para atingir os resultados definidos por um negócio, seja contratando uma agência especializada em SEO, seja montando equipes internas.

SEO On Page

Um projeto de SEO On Page é focado quase exclusivamente em conteúdo e estrutura de um site ou blog. Aqui são trabalhadas palavras-chave, metatags (exibidas na página de resultados dos buscadores), links internos, imagens, legendas, estrutura de navegação, entre outros.

SEO Off-page 

Já um projeto com foco off-page, tem como objetivo trabalhar a autoridade do domínio, muitas vezes adquirindo links de referência (os chamados backlinks) de qualidade. Existem agências e consultorias que trabalham exclusivamente nessa frente, conhecida como link building.

SEO Técnico 

Hoje em dia, a experiência do usuário é um fator de alta relevância para os buscadores, que destacam sites com bom desempenho nas primeiras posições. Um projeto focado em SEO técnico trabalha aspectos como velocidade do site, compatibilidade com dispositivos móveis, estruturação de dados que permitem a exibição em buscas avançadas (prévias de imagens, vídeos etc.) e sugestão conforme localização do usuário.

Como inserir SEO nas suas estratégias de marketing digital

Por padrão, um projeto de SEO irá seguir as boas práticas recomendadas pelo Google, redefinindo as rotas conforme o objetivo e os resultados de cada estratégia. O primeiro passo é sempre realizar uma auditoria de SEO, que irá identificar os pontos fortes e vulneráveis do site ou blog, listar oportunidades e mapear a concorrência. 

Um conteúdo bem produzido, que comporte as palavras-chave fundamentais para o seu negócio, veiculados em um site com desempenho técnico adequado, já são formas de garantir o básico de SEO. Um projeto interno ou desenhado por uma consultoria pode resultar em menor custo com anúncios pagos, mais tráfego qualificado e reforço da marca nas buscas orgânicas.

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