Escolher um imóvel para morar não é tarefa fácil. São muitas as variáveis envolvidas e, ao mesmo tempo que não dá para querer ter tudo, é importante ter claro do que você não abre mão. Aqui, vamos dar dicas do que checar no apartamento antes de alugar. Confira!
Verifique a parte elétrica e hidráulica
Muitas vezes os problemas elétricos e hidráulicos não estão visíveis. Por exemplo, não é sempre que você vai encontrar um chuveiro elétrico com fiação à mostra ou paredes com infiltração.
É importante, claro, ter atenção a tudo isso durante a visita, mas também é indispensável falar com o corretor, a imobiliária ou mesmo o proprietário sobre essas questões. Pergunte se já tiveram problemas nesse sentido anteriormente, se a fiação e o encanamento é muito antigo e se foram feitas manutenções recentemente.
Essa parte estrutural é de responsabilidade do proprietário, então caso aconteça algo, quem vai arcar com os custos é ele — ou você e, posteriormente, o valor será abatido do aluguel —, mas ter que passar por uma obra depois de já ter se mudado para o apartamento é, sem dúvidas, uma dor de cabeça que você não precisa viver se não quiser.
Atenção à incidência de sol
Pouco sol é ruim, muito sol também, por isso você precisa se atentar também a esse fator quando for visitar os apartamentos. Uma boa dica é usar um aplicativo de bússola para identificar onde é o norte dentro do imóvel.
Isso porque é no norte onde há maior incidência de luz solar, enquanto o leste é onde o sol nasce e o oeste é onde ele se põe. Caso o apartamento seja virado para o leste, você vai ter mais sol pela manhã, que costuma ser mais brando; se for para o oeste, vai ser pela tarde, que costuma ser mais quente; e, se for para o norte, pode ter sol durante o dia todo.
Esse ponto é importante porque, caso o apartamento pegue pouco sol, você pode ter dificuldade para secar as roupas após lavá-las ou pode até ter questões com mofo. Já se houver muita incidência de luz solar, os móveis podem desbotar, eletrodomésticos podem queimar, entre outros problemas.
Conheça também os arredores
Quase tão importante quanto o imóvel em si são os arredores. Proximidade com estações de metrô ou pontos de ônibus, supermercados e farmácias é algo que faz toda a diferença e facilita muito o dia a dia.
Ter restaurantes, lanchonetes e outros comércios perto de casa também pode ser positivo, até para dar uma sensação de maior segurança pela movimentação na rua. Além disso, se silêncio for uma prioridade para você, morar perto de barzinhos e boates pode não ser a melhor opção.
Para ter uma real noção da movimentação nos arredores, pode ser interessante visitar o imóvel em horários diferentes — durante o horário comercial, pela manhã, à noite e no fim de semana. Dessa forma você evita surpresas ruins após a mudança.
Observe o estado do que vem com o apartamento
Chão, paredes, armários, eletrodomésticos… Observe tudo o que já está no apartamento e vai vir com ele quando você se mudar. Verifique se não há rachaduras no chão, manchas, se os armários estão em bom estado, o chuveiro e tudo mais que estiver no apartamento.
Além de ser útil para você tomar a sua decisão levando em conta o estado desses itens, isso ajuda a tomar nota de tudo o que aparenta ter algum tipo de problema para ser verificado depois na vistoria quando for entrar no apartamento, caso decida por ele.