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Dicas para escolher o sistema de alarme ideal para escolas

O que você pensa quando se fala em escola? Certamente, que este deve ser um ambiente de aprendizado e socialização para crianças e adolescentes, permitindo que elas possam aprender e dar seus primeiros passos na vida em sociedade. Porém, os pais também querem a garantia de que esse lugar oferece segurança para os seus filhos. De fato, esta é uma questão-chave em qualquer ambiente educacional, pois é fundamental assegurar a proteção de alunos, funcionários e das próprias instalações da escola.

Portanto, diretores e gestores devem pensar na possibilidade de contar com alarmes monitorados e câmeras de segurança em sua instituição de ensino. No entanto, como garantir que essa escolha seja acertada? A seguir, saiba o que você precisa considerar para escolher o sistema de alarme apropriado para a sua escola.

Avalie as necessidades da escola

Para fazer a melhor escolha, é importante conhecer quais são as necessidades da escola, já que isso é algo muito individual de cada uma. A área da escola, a disposição das instalações, a quantidade de entradas e saídas existentes, áreas que demandam maior proteção e pontos de acesso mais vulneráveis… Tudo isso precisa ser estudado previamente. Esse levantamento irá facilitar a escolha dos equipamentos de segurança que podem oferecer proteção e conforto para sua escola.

Escolha um sistema confiável

Esse é um ponto-chave que requer muita atenção: o sistema de alarme escolhido deve ser comprovadamente confiável e eficiente. O ideal é que tenha uma série de recursos, como controle de acesso e fechaduras eletrônicas, detecção de intrusão, sensores de movimento e alarmes visuais e sonoras. Também não pode ficar de fora a integração com câmeras de segurança e sistemas de monitoramento, além das notificações automáticas em caso de eventos críticos.

Considere os diferentes tipos de equipamentos

Existem diversos equipamentos criados para manter uma escola segura, e a combinação deles possibilita ainda mais eficiência. Claro, quando se fala em sistema de alarme, logo se pensa em sensores que detectam movimentações. Eles podem ser instalados em áreas em que a movimentação, após determinado horário, não é permitida. Caso isso aconteça, o alarme emite um sinal de emergência para os celulares cadastrados no sistema ou para a empresa de monitoramento contratada

Mas há outros recursos que também podem ser instalados. Câmeras de monitoramento são responsáveis por monitorar diferentes pontos da escola com imagens em alta qualidade. Isso permite saber tudo o que está acontecendo na área interna da escola, não deixando nenhuma área desprotegida.

Além disso, é interessante investir em controle de acesso para carros e pedestres na instituição. Além das tradicionais catracas, pode-se pensar em outros sistemas, como acesso por tags ou cartões e reconhecimento facial, o que protege contra fraudes e garante o acesso apenas para pessoas autorizadas. No caso de áreas restritas, as fechaduras digitais são aliadas eficientes, já que o acesso a esses espaços pode ser feito com cartão, tag ou por registro de biometria.

Invista em treinamento e conscientização

O investimento não deve se restringir apenas à implementação do sistema de alarmes. Afinal, a eficácia de qualquer sistema só acontece quando quem o utiliza está capacitado para geri-lo. Assim, o ideal é investir em treinamento para a equipe de segurança, a fim de que todos fiquem familiarizados com o uso dos recursos e equipamentos. Essa conscientização também deve se estender aos alunos para que todos compreendam a importância da segurança na escola.

Pense na facilidade de uso e expansão

Vale lembrar que não é muito vantajoso investir em um sistema de alarme robusto, cheio de recursos e funcionalidades, se ele for difícil de operar. O ideal é que essa quantidade de recursos esteja aliada à facilidade de uso, para que os funcionários responsáveis pela segurança garantam a eficiência do sistema.

Outro fator a longo prazo que precisa ser pensado é a capacidade de expansão do sistema. O ideal é que ele seja escalável, permitindo a implementação de novos equipamentos para se adaptar às necessidades futuras da escola.

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