0

Como os profissionais da saúde na drogaria podem auxiliar os clientes

Você provavelmente já se perguntou o que os profissionais de saúde em uma drogaria possuem permissão para fazer. Essa é uma dúvida muito comum, pois por mais que possam orientar os clientes com relação a medicamentos, eles não podem realizar um diagnóstico preciso mediante qualquer sintoma, já que essa é uma função do médico especialista.

Entretanto, as drogarias possuem papel fundamental na orientação dos clientes e, por isso, é preciso escolher um local de confiança. Com o cupom Droga Raia, por exemplo, você encontrará condições especiais em uma das drogarias mais renomadas do país e que, certamente, irá fornecer todo o auxílio que você precisar.

Como a drogaria pode te ajudar

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, as drogarias possuem um conjunto de atividades organizadas que visam contribuir para a prevenção de doenças, promoção de informações voltadas para o bem-estar, proteção e recuperação da saúde, assim como para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

E são diversos os serviços que podem ser prestados pelos farmacêuticos para que as necessidades de saúde da população sejam atendidas.

Aplicação de injetáveis  

Muitas vezes os médicos podem pedir junto aos medicamentos a aplicação de alguma injeção para que o tratamento seja mais rápido e cause o alívio em menor tempo. Nesse caso, as drogarias são as responsáveis por preparar essa injeção, bem como aplicá-la.

É válido ressaltar também que existem alguns tipos de aplicação como subcutâneas, intramuscular, intravenosa e intradérmica. A forma da aplicação dependerá do tipo de medicamento solicitado pelo médico.

Conciliação de medicamentos

A conciliação de medicamentos é um processo de revisão da farmacoterapia e tem como objetivo auxiliar os pacientes a obter o benefício máximo dos seus remédios, reduzindo desperdícios e fazendo o uso da forma correta.

Aqui, podemos citar o momento em que o paciente passa na drogaria para comprar os seus medicamentos, mas ainda tem dúvidas sobre como tomá-lo e qual a melhor combinação possível de acordo com o horário, por exemplo. Ocorre o mesmo com pacientes que usam remédios controlados.

Cuidados do dia a dia

O mais comum dentro de uma drogaria são aqueles clientes que chegam com queixas rotineiras como: dor de cabeça, irritação nos olhos, tosse, dor no corpo e outros sintomas mais comuns. Esse tipo de situação, muitas vezes, não requer uma prescrição médica propriamente dita e, por isso, o farmacêutico poderá auxiliar informando e indicando o medicamento mais apropriado.

Da mesma forma, o responsável por esse auxílio pontual pode sugerir que o cliente procure um médico caso perceba que possa ser algo a mais.

Medição de pressão

Clientes com problemas de pressão podem ser atendidos na drogaria em uma eventual necessidade, especialmente para checar os níveis da pressão arterial. Realizar esse acompanhamento com profissionais capacitados colabora na diminuição dos riscos das doenças cardiovasculares, como a hipertensão, por exemplo.

Orientações básicas de saúde

Os profissionais de saúde de uma drogaria possuem um papel extremamente necessário quando falamos sobre orientações básicas. Por estarem em contato com diversas camadas da sociedade, é comum que muitos farmacêuticos apresentem informações que alguns clientes possam desconhecer.

Nesse caso, podemos citar situações como: auxílio na compra de preservativos e absorventes; informações aprofundadas sobre a pílula do dia seguinte e testes de gravidez; ajuda na escolha de vitaminas e suplementos alimentares, assim como novas situações como a realização do teste da covid-19 ou a venda, atrelada à explicação, do autoteste.

O principal objetivo nesse ponto é que os profissionais de saúde possam auxiliar em dúvidas que, para muitos, possam parecer triviais, porém são de suma importância para a promoção da saúde, bem como a prevenção e o controle de doenças.

É importante salientar que, em uma drogaria, os profissionais de saúde realizam muitas vezes o primeiro atendimento de um cliente que não está se sentindo bem. Dessa forma, ele deverá fornecer todas as informações necessárias, auxiliando no que lhe cabe, dentro da sua formação, assim como encaminhá-lo corretamente para um pronto atendimento.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top