0

Como funcionam os cartões consignados e seus benefícios

Manter as contas em dia e ainda conseguir poupar uma parte do salário a cada mês é um processo que exige, além de remuneração razoável, organização e disciplina.

Também é importante conhecer as opções disponibilizadas no mercado. O cartão de crédito é muito popular no Brasil e apresenta algumas variações, como o cartão consignado. Conheça todos os detalhes sobre essa opção financeira, seus principais benefícios e no que é preciso prestar atenção na hora de contratar um!

O que é

O cartão de crédito consignado pode ser usado em todas as compras, à vista ou parceladas. Além disso, permite ao usuário sacar dinheiro segundo o limite disponível.

Uma diferença em relação ao cartão de crédito comum é que a fatura do cartão consignado sempre é quitada, já que o pagamento é descontado diretamente do salário ou do benefício do titular.

O público atendido pelo cartão consignado são: servidor público municipal, estadual ou federal, pensionista do INSS, aposentado, militar, quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) e trabalhadores com carteira CLT assinada que atuam no setor privado e são conveniados a algum consignado privado.

Limite máximo

A cada mês, o gasto do cartão de crédito consignado tem o limite máximo de corresponder a 5% do salário total. Se o gasto for acima disso, o excedente do teto máximo deve ser pago com boleto ou pix.

Caso o usuário não pague o excedente a partir dessas duas possibilidades, passa-se a acrescer juros sobre esse excedente, que devem ser pagos em algum momento.

Porém, os limites máximos variam para cada público dependendo dos outros tipos de gasto. Para aposentados, pensionistas do INSS, militares, servidores públicos e trabalhadores CLT de empresas conveniadas com instituições financeiras, 35% é o máximo para empréstimos. Já para beneficiários BPC, essa porcentagem é de 30%.

Teto de juros 

O cartão de crédito consignado também possui um valor máximo (teto) para a taxa de juros. De acordo com o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), esse valor foi definido em 2,73% para aposentados e pensionistas do INSS.

Vale lembrar que, embora esse seja o teto, dependendo da instituição bancária em questão, essa taxa pode apresentar um valor menor. Quem opta pelo consignado privado pode ter taxa de juros diferente, que também varia de acordo com o convênio contratado.

Vantagens

O cartão de crédito consignado apresenta diferentes vantagens. Uma delas é o fato de ter uma taxa de juros mais baixa, com um teto definido por lei, já que o risco de inadimplência geralmente é menor nesse tipo de crédito.

Outra vantagem é que o cartão consignado não cobra anuidade — no máximo uma taxa única quando o usuário solicita a emissão do cartão físico. O valor dessa taxa é definido pela instituição contratada. 

Outros benefícios são: a possibilidade de saques em caixas eletrônicos (até 70% do limite em espécie pode ser sacado), bastante aceitação em lojas físicas e virtuais (o que amplia bastante as possibilidades de compra) e uma contratação simples, sem burocracias, pela internet. 

Como o valor da fatura já é descontado diretamente do benefício de quem o contrata, as instituições têm mais segurança de que a fatura será paga. Por fim, esse tipo de cartão de crédito oferece programas de vantagens para adquirir produtos com descontos, entre outras.

Como qualquer outro produto financeiro, o cartão de crédito consignado exige que o contratante preste atenção às condições colocadas pelas instituições que oferecem o produto. Por isso, confira com calma tudo isso na hora de contratar esse tipo de cartão.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top