Muitas vezes nos perdemos nas vestimentas quando somos convidados para uma festa ou ocasião especial. E não é pra menos, já que existem muitas configurações e especificações que, se não vierem expressas no convite, são difíceis de adivinhar.
Manda o figurino que a gente escolha uma roupa que combine perfeitamente com a ocasião, e é possível conciliar todas as informações e acertar em cheio na escolha. De vestido de festa curto até os trajes mais longos, há espaço para tudo!
Para facilitar seu dress code, separamos os tipos de eventos e as vestimentas mais comuns.
Esporte
Entre todos os que listaremos aqui, este é o que exige menos formalidade. Eventos corriqueiros costumam pedir esse tipo de vestimenta, como batizados, aniversário, almoços de negócios e festas de empresas.
Aqui, o segredo está em investir na roupa do dia a dia, como a calça jeans e a camisa polo. De modo geral, esses eventos costumam acontecer durante o dia e, por isso, prefira o uso de peças leves.
Para mulheres, boas opções incluem estampas florais e vestidos leves. Calças lisas e bermudas também podem ser boas pedidas. Não capriche demais nos acessórios para não pesar o visual.
Esporte fino
Vamos dizer que esse estilo é um meio termo entre o esporte e o social. Ele não é tão informal quanto a primeira opção, mas também dispensa o excesso de formalidade como o social.
Ele costuma ser pedido em coquetéis, conferências, jantares informais de empresa e exposições. Se o evento for matutino, boas opções são calça social ou de brim, acompanhadas de camisa de tecido. Se quiser, o uso de blazer também é indicado.
Já para as mulheres, boas opções incluem túnicas, tailleurs, saias e calças pantalona. O tradicional vestido preto casa bem também, principalmente se o evento for durante a noite.
O ideal é que para eventos que peçam esporte chique, você nunca opte pelo jeans.
Social
O traje social, também conhecido como passeio completo, é a opção mais formal entre as usuais, e é frequentemente exigido em casamentos, formaturas, premiações, concertos, reuniões e eventos corporativos.
Para os homens, a escolha tradicional é um terno composto por calça, paletó e colete, preferencialmente liso e escuro, acompanhado de camisa social clara, gravata tradicional, cinto e sapato social.
Já as mulheres têm mais flexibilidade e podem optar por vestidos longos para a noite ou mais curtos para eventos diurnos, além de tailleurs, sempre em tecidos nobres. Diferentemente do traje esporte, aqui são permitidos fendas e decotes profundos.
A rigor
O traje a rigor, também conhecido como traje de gala ou black tie, é indicado para eventos extremamente glamourosos, como casamentos luxuosos, bailes de gala e grandes premiações, como a cerimônia do Oscar.
Para os homens, a escolha é clara: smoking preto com cetim na lapela do blazer, gravata borboleta preta e faixa na cintura. Os sapatos devem ser pretos, de verniz ou couro, e muito bem lustrados. Para as mulheres, vestidos longos e sofisticados, com tecidos como seda pura e bordados em pedraria, são ideais.
Decotes, fendas e transparências são permitidos, e o sapato de salto é imprescindível. Joias e complementos podem ser exagerados, enquanto bolsas devem ser pequenas, como carteiras e clutches. Penteados e maquiagem também exigem cuidados especiais.
Caso não esteja escrito no seu convite, é de bom tom confirmar com o anfitrião qual é o traje recomendado para a celebração.
Se os eventos forem informais, como churrascos e festas de aniversário, vale a pena avaliar o bom tom: para festas com grandes preparações, invista no esporte fino; se a ocasião não pede tanta formalidade, o esporte é sua melhor opção.