0

Como cuidar do rosto diariamente

Nossa pele facial é uma área extremamente sensível e delicada que vale a pena cuidar – independentemente da idade. Se usarmos cuidados comprovados com a ajuda de cosméticos adequados, não apenas manteremos uma aparência jovem por mais tempo, mas também garantimos que as funções protetoras da pele funcionem corretamente.

Então, como devem ser os seus cuidados diários com o rosto? O que deve ser lembrado e como escolher produtos que atendam às necessidades de nossa pele?

1. Pele do rosto – quais são as suas necessidades?

Antes de entrarmos na discussão detalhada sobre cuidados faciais adequados, vamos dar uma olhada rápida na estrutura de nossa pele. Graças a isso, será mais fácil entendermos quais funções ele desempenha e, portanto, quais são suas necessidades. Claro que a seleção de produtos específicos também depende do tipo de pele, mas vale começar pelo básico para perceber o quão extraordinária é a pele.

A estrutura da pele humana é dividida em 3 camadas:

Epiderme

A parte externa da pele que protege o corpo de fatores externos. É o maior e ao mesmo tempo o único que contém melanina, ou seja, o pigmento que dá à pele e ao cabelo sua cor individual. A própria epiderme tem até 5 camadas diferentes: córnea, clara, granulosa, espinhosa e basal.

Tecido subcutâneo

Sua principal tarefa é apoiar o processo de termorregulação, ou seja, manter a temperatura do nosso corpo no nível certo. É dividido em tecido adiposo e conjuntivo. Inclui, e. vasos sanguíneos e nervos.

Derme

sua espessura é de apenas 1-3 milímetros, mas contém glândulas sudoríparas, vasos sanguíneos, raízes capilares, além de terminações nervosas responsáveis ​​por receber estímulos do ambiente, como dor ou temperatura.

Como você pode ver, a pele é um órgão extremamente importante. Além da termorregulação ou produção de melanina, participa de processos como regulação do metabolismo de gorduras, vitaminas e eletrólitos, produção de vitamina D3 ou reconhecimento de alérgenos. É, portanto, o principal órgão que nos protege de interferências externas, por exemplo, na forma de patógenos, bactérias e outras substâncias nocivas.

Claro, para saber como cuidar da sua pele, você também deve reconhecer corretamente o seu tipo. Pode ser pele oleosa, mista, normal ou seca. A pele sensível, mas também reativa, alergênica, madura ou couperose não é um tipo separado de pele – é um fenômeno separado que pode ocorrer independentemente de qual seja o nosso tipo de pele principal.

Como você pode adivinhar facilmente, os cuidados com a pele, incluindo a seleção de cosméticos, ingredientes ativos selecionados e a frequência de seu uso, dependem muito do tipo de pele. Por exemplo, a pele oleosa exigirá regulação da produção de sebo, enquanto a pele seca precisa de hidratação profunda e fortalecimento.

No entanto, em cada um desses casos, devemos garantir que as glândulas sebáceas funcionem corretamente, que o nível de hidratação seja ideal e que a pele permaneça o mais firme, lisa e macia possível. Cuidados faciais adequadamente selecionados tornam a tez uniforme e radiante. Além disso, podemos fornecer benefícios adicionais, como retardar o processo de envelhecimento (incluindo suavização de rugas) ou prevenir alterações cutâneas na forma de eczema inflamatório e não inflamatório.

2. Cuidados básicos com o rosto

Independentemente de estarmos lutando com os sintomas da pele seca ou talvez estejamos mais próximos dos problemas atribuídos à pele madura – devemos sempre lembrar o quão importante é o cuidado facial adequado. O papel fundamental aqui é desempenhado não apenas pela seleção de cosméticos apropriados, mas também pela regularidade e sequência de tratamentos individuais.

No cuidado facial, podemos distinguir 3 etapas básicas: limpeza facial, tonificação e hidratação. No caso da primeira etapa, tanto a remoção completa da maquiagem quanto a limpeza subsequente da pele com um limpador delicado são importantes. Não nos esqueçamos da esfoliação regular da pele morta graças ao peeling – dependendo do tipo de pele, podemos fazê-lo 1-2 vezes por semana.

Como cuidar da pele de forma consciente? O primeiro passo será, sem dúvida, o correto reconhecimento de seu tipo, como mencionamos anteriormente. Graças a isso, será mais fácil determinar quais nutrientes serão particularmente úteis para um determinado tipo de pele. Além disso, será mais fácil escolher os cosméticos certos.

Devemos lembrar que tanto a pele problemática quanto a pele normal requerem alguns cuidados. Portanto, não vamos introduzir vários produtos para o rosto ao mesmo tempo. Em vez disso, vamos gradualmente fazer possíveis mudanças na rotina, observando como a pele reage às substâncias individuais e se o cosmético aplicado realmente traz os efeitos desejados.

3. Cuidado matinal passo a passo

Embora seja à noite que ocorre a maior parte dos processos regenerativos da pele, não podemos esquecer que a nossa pele precisa de um pouco de cuidado também pela manhã. Seu preparo adequado fará com que a maquiagem aplicada posteriormente fique sensacional, e acima de tudo: a pele estará pronta para o dia seguinte, que consiste, entre outros, em hidratar a pele, na proteção contra fatores externos nocivos.

Como cuidar da pele pela manhã? A limpeza não deve faltar nos cuidados matinais da pele. Por que é necessário? Lembre-se de que a secreção de sebo também ocorre à noite. Além disso, micróbios ou poeira podem se acumular na superfície de nosso rosto, que geralmente são encontrados na cama, por exemplo. A limpeza suave é, portanto, essencial para remover o excesso de sebo e quaisquer outras impurezas.

Os cuidados com a pele devem começar com um gel, espuma ou outro cosmético com propriedades de limpeza. Em seguida, deve ser lavado com água morna e, em seguida, seque a pele. Se temos pele sensível, com acne ou simplesmente reativa, vale a pena se livrar da umidade com uma toalha de papel descartável. Assim, cuidaremos ainda melhor do equilíbrio natural da pele. Nunca esfregue o rosto! Vamos colocar suavemente uma toalha sobre a pele, livrando-nos assim da água.

Cuidar do rosto pela manhã, claro, não pode prescindir de um tônico. Sua função é restaurar o pH adequado da pele, que pode ser levemente alterado mesmo após a limpeza mais delicada. De manhã cuidados com a pele do rosto, m.in. tônicos iluminantes, seborreguladores ou simplesmente hidratantes.

O próximo passo é, claro, um hidratante. Por exemplo, pode ser um produto com ácido hialurônico. Isso é tudo? Não exatamente! Se quer cuidar bem da sua pele antes de sair de casa, não se esqueça de aplicar proteção solar. A radiação UV é uma das principais causas de descoloração, o que também acelera significativamente o processo de envelhecimento da pele.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top