Incentivar os pequenos a praticarem esportes físicos pode ser missão quase impossível para alguns papais. Isso acontece por causa dos videogames e das redes sociais, que tomam toda a atenção das crianças. Porém, ao saber que uma das melhores formas de promover uma vida saudável para a criança é através dos esportes, comprar uma bola de futebol infantil, uma bicicleta ou até um skate vai ser a primeira coisa da lista.
No entanto, é importante lembrar que para a atividade ser positiva e motivadora para o pequeno, ela precisa ser apresentada de forma positiva. Desde pequenas, as crianças são naturalmente curiosas e cheias de energia. Aproveitar essa disposição e transformá-la em uma paixão por esportes pode ser um grande presente para a vida delas. No entanto, como fazer isso? Confira a seguir!
Dicas para estimular os pequenos a praticarem esportes
Como todos devem imaginar, conseguir transformar os esportes em atividades legais requer mais do que apenas um simples incentivo. Apenas inscrever a criança em uma aula de natação ou em um time de futebol, por exemplo, não irá adiantar. Esse não costuma ser o estímulo certo.
Jogos em equipe e atividades de grupo
Uma das melhores formas de levar as crianças ao mundo dos esportes é por meio de jogos em equipe. Eles não só ensinam habilidades, como também promovem o trabalho em equipe e a colaboração, fatores muito usados na vida adulta e em outros cenários.
Além desse tipo de esporte, é possível criar jogos próprios para brincar com o pequeno — mas lembre-se de sempre adaptá-los ao condicionamento da criança. Por exemplo, um jogo de “captura à bandeira” em um parque ou uma corrida de revezamento com obstáculos pode ser muito divertido, até mesmo a clássica brincadeira de chute na garrafa pode ser interessante. Essas atividades estimulam os pequenos a quererem praticar esportes.
Desafios
Para motivar o pequeno, a criação de desafios é indispensável. O humano tem por instinto aquela necessidade de sempre querer superar os desafios que aparecem, e muitas crianças já têm esse comportamento, principalmente ao participar de desafios junto de outros colegas.
Logo, criar desafios em jogos pode ser um dos elementos que irá contribuir para o estímulo ao esporte. No entanto, é importante se atentar para não impor nenhum desafio que possa ser muito difícil. O ideal é começar com desafios simples e ir subindo gradualmente o nível, mas sem exceder os limites. E não se esqueça de incentivar as crianças. Motivar e dar algumas dicas de melhoria também irá estreitar o vínculo entre pais e filhos.
O ambiente também conta pontos
Por último, o ambiente em que as crianças praticam esportes pode fazer toda a diferença na forma como elas percebem a atividade. Um ambiente positivo e encorajador tem sua devida importância. Celebre os esforços e os progressos, não apenas as vitórias. Elogie as crianças pelo esforço, pela persistência e pelo espírito esportivo, em vez de focar apenas no resultado final.
Através dos esportes físicos, é possível incentivar também a participação de amigos e familiares para tornar a atividade mais divertida e social. Organize pequenos torneios ou eventos esportivos com a participação de outros pais e crianças da vizinhança. Isso não só ajuda o filho a fazer amizades, mas também o ensina a ser mais sociável.
Seguindo essas dicas simples, é possível estimular os pequenos a praticar esportes de forma amigável e divertida, e isso fará muito bem para ele, pode ter certeza. Caso não pratique esportes, esse é um bom momento para começar junto do filho, assim conseguirão cultivar ainda mais o vínculo.