0

A relevância da personalização para otimizar a experiência do cliente

Imagine que você deseja fazer uma compra em determinado site no qual já é cliente. Enquanto navega, você percebe que as páginas se ajustam de acordo com a sua navegação e que os banners de produtos recomendados são de fato interessantes, recomendando itens em que você tem interesse de verdade.

Dá a impressão que o site foi feito para você, não é? Isso é reflexo de um e-commerce personalizado, que aplica as ideias da personalização da experiência em seu atendimento. Mas, afinal, do que se trata essa personalização e qual é a importância dela para os negócios atualmente? Entenda melhor no texto abaixo.

O que significa a personalização da experiência do cliente?

Esse conceito pode ser entendido como uma tática que utiliza os dados do cliente para adaptar sua jornada de compra e adequar o atendimento para ele. Assim, uma empresa consegue entregar mais do que se espera dela, surpreendendo o cliente e criando uma experiência de atendimento única.

Em suma, essas táticas consistem na adoção de estratégias que facilitem a vida do cliente. Se uma empresa percebe que boa parte da sua clientela utiliza o WhatsApp todos os dias, por que não criar um canal de contato no aplicativo para responder às dúvidas? Outro exemplo notável é o que serviços de streaming, como a Netflix, fazem, sugerindo ao usuário o que assistir com base em sua localização, suas interações anteriores, seus gostos e suas preferências.

Por que isso é tão importante atualmente?

Certo, mas por que procurar implementar essa estratégia é tão importante no mercado atual? Basicamente, a personalização é uma das melhores formas de garantir a conversão e criar a fidelização com o cliente. Antes, o foco das empresas era divulgar seus produtos ou serviços, mas o contexto atual, afetado pela transformação digital das últimas décadas, redirecionou esse foco.

Agora, é o consumidor que ocupa a posição de destaque. Afinal, com uma infinidade de empresas que ele pode conhecer sem sair de casa, qual é o motivo que fará com que ele escolha a sua? A personalização facilita essa aproximação, sendo uma estratégia que melhora a experiência dele, compreendendo quais são suas necessidades e oferecendo soluções que se adequem aos seus anseios.

Quais as vantagens de adotar essa estratégia?

E que tipo de benefícios a personalização pode proporcionar para um empreendimento? Conheça, a seguir, as mais essenciais delas.

Melhora a experiência do cliente

Como citado, aprimorar a experiência do cliente é o maior benefício dessa estratégia. Ao adaptar a organização para os desejos de cada um, o cliente se sente único e especial. Esse bom tratamento acaba otimizando a jornada de compra, que flui mais rápido, além de aumentar a fidelização dele.

Reduz a taxa de desistência

Como consequência, há a redução da taxa de desistência. Muitos vendedores já ficaram frustrados quando um cliente desistiu da compra quando estava prestes a comprar ou mesmo após, desistindo de fazer negócios futuros. Quando se proporciona uma experiência agradável e personalizada, a empresa vira sinônimo de boa reputação e as chances do cliente abandoná-la são reduzidas drasticamente.

Aumenta a autoridade da marca

Poucas coisas são mais valiosas em um mercado competitivo do que a marca ser uma autoridade no seu setor. Por meio da personalização, a marca é melhor reconhecida em seu nicho pelos consumidores, tornando-se uma referência. Isso garante mais indicações para novos clientes, além de reter os antigos.

Como implementar a personalização na prática?

Certo, mas o que você pode fazer para colocar esse método da personalização de forma prática? Veja alguns conselhos abaixo.

Conheça os clientes

Pense: não tem como você personalizar sem saber com quem está falando e o que o público espera de você, não é? Analise sua base de dados e trace os perfis dos consumidores, sendo que quanto mais detalhes e informações obter, melhor será a personalização oferecida. Localização, idade, gênero e hábitos de consumo são algumas das mais importantes para se coletar.

Ouça atentamente o que os clientes têm a falar

Uma opinião que você não pode menosprezar é a do cliente. Afinal, se a ideia é criar uma personalização para melhorar a experiência dele, você tem que saber o que ele pensa — e são eles que sabem o que desejam de uma empresa. Peça feedbacks regulares e faça pesquisa de satisfação para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Capacite os seus funcionários

Capacitar os funcionários é outro ponto fundamental para essa estratégia ser um sucesso. Investir em treinamento permite que eles possam tirar o máximo proveito da segmentação que você fez acima. Crie um manual sobre a personalização e deixe-o disponível para todos, para que o time possa tirar dúvidas sempre que for preciso.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top