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As principais ferrovias do mundo

As linhas de transporte são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país. A construção delas permite o deslocamento facilitado de um grande fluxo de pessoas e bens materiais. No caso de países com grande extensão territorial, isso se torna ainda mais importante, já que diversos pontos importantes do país ficam espalhados pelo território.

Por isso, o sistema ferroviário acabou sendo fundamental para o desenvolvimento de diversas nações, já que os trens conseguem transportar carga pesada e muitas pessoas por longas distâncias. Essa importância persiste até hoje, com empresas investindo no monitoramento de carga para acompanhar o transporte de produtos e bens por todo o país ou até mesmo um continente.

Mas quais são as principais ferrovias do mundo hoje? Conheça algumas das maiores e mais conhecidas no texto abaixo.

Rota Transiberiana

A principal ferrovia do mundo também é a maior do planeta. Localizada na Rússia, ela liga a capital do país, Moscou, até a cidade de Vladivostok, que fica na costa sudeste da nação. Controlada pela estatal Russian Railways, ela tem 9.258 km de extensão, passando por 67 estações ao longo de seu trajeto.

Para se ter uma ideia, a viagem pode durar entre 6 a 8 dias. Além de ser longa, a construção da Transiberiana também é antiga. Começou no final do século XIX, em 1891, sendo parte de um projeto que visava conectar os centros econômicos espalhados pela Rússia, o país de maior extensão territorial do mundo. Com sua construção, o transporte de passageiros e bens de Moscou e a costa do Oceano Pacífico foi facilitada.

Moscou a Pequim

Em parte da Rússia também está outra ferrovia importante do planeta. Ela liga Moscou a Pequim, capital da China. Inclusive, o trajeto pode ser percorrido por dois caminhos diferentes: a Linha Transmanchuriana e a Transmongoliana.

A primeira é a maior, com 8.884 km de extensão. Ela usa parte da linha Transiberiana até a cidade de Chita, seguindo para sudeste rumo à China, passando pela cidade russa de Zakalski. Depois, ela percorre o país oriental até chegar em Pequim, totalizando 6 dias de viagem. Esse projeto começou em 1897 e terminou em 1902, sendo uma rota controlada tanto pela Russian Railways como pela China Railways.

Já a Transmongoliana é uma rota um pouco mais curta: ela tem 7.822 km e passa pelo território da Mongólia, país que faz fronteira com a Rússia e a China. Nesse trajeto, são 130 horas de viagem — cerca de 5 dias e meio — e 133 paradas.

Cantão para Lassa (China Railroads)

A China também é um dos maiores países do mundo, e isso justifica a necessidade de investir na construção de ferrovias capazes de transportar bens e pessoas com eficiência por todo o território. Dentro do país, uma das linhas que se destaca é entre as cidades de Cantão e Lassa, operada pela China Railways.

Cantão fica no extremo sudeste do país, sendo capital da província de mesmo nome. Já Lassa fica no oeste, sendo a capital administrativa da Região Autônoma do Tibete. Dessa forma, o trajeto tem 4.980 km de extensão, com a viagem durando 54 horas e meia e tendo 10 paradas.

Chicago a Los Angeles

Os EUA também é um país que investiu pesadamente na construção de ferrovias. A linha que conecta Chicago, no meio Oeste americano, até Los Angeles, que fica na Costa do Pacífico, começou a ser construída em 1859, sendo parte do projeto da companhia Atchison Topeka and Santa Fe Railway, que hoje é parte da BNSF Railway.

No total, a linha tem 3.645 km e passa por cidades importantes dos Estados Unidos, como Kansas, Albuquerque e Flagstaff. Ela costuma atrair milhares de turistas, que enxergam na viagem uma forma agradável de conhecer diversas regiões e paisagens do país.

Toronto a Vancouver

A lista termina com outra ferrovia que fica na América do Norte, mas dessa vez no Canadá. Administrada pela Via Rail, a linha conecta as cidades de Toronto e Vancouver, sendo que esta fica na Costa do Pacífico. Ao todo, são 4.466 km de extensão e 66 estações percorridas pelo “O Canadense”, o trem exclusivo de passageiros que realiza a rota ao longo de 86 horas.

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